Aqui vou falar um pouco da Senófila. Até pode ser que alguma eventual visita deste blogue tenha alguma vez por lá passado. Quem sabe?
As últimas instalações da Senófila foram na R. Gonçalves Crespo em Lisboa, onde funcionou desde o princípio dos anos 70 (1970) até 2000, mas teve o seu início em 1952 num 4º andar da R. da Victória. Depois esteve sucessivamente na R. Jardim do Regedor, na Travessa do Fala Só e na R. das Pretas onde ocupou o 3º e o 4º andar desde 1958 até 1970.
Quando fomos para a R. Gonçalves Crespo as intalações eram muito más, mas lá trabalhámos durante vários anos com aulas de música e salas de ensaio. Aliás, até foi aqui que o meu pai começou com esta modalidade. Estas salas tinham sido improvisadas a partir de um espaço amplo que foi dividido em dois sem quaisquer condições acústicas. Mesmo assim, por lá passaram muitos grupos de jovens amantes da música, dos quais muitos ficaram pelo caminho, mas outros, por exemplo, os Xutos e Pontapés, conseguiram o seu lugar no mundo musical.
Em 1984 o meu pai teve condições financeiras para comprar o espaço, que até então era alugado.
A partir dessa altura, e já com os tês filhos a colaborarem (eu própria, o Edmundo e a Luzia) foram feitas grandes obras e passámos a ter melhores condições de trabalho.
Aqui ficam algumas fotos e irei acrescentando mais, à medida que me for possível.
A recepção
Uma sala de aulas
outra sala
e a sala do piano
Eu tive Aulas de musica e solfejo, provavelmente consigo, na Senófila em 1987, na Gonçalves Crespo. O meu professor de guitarra eléctrica era o Zé manel. Tinha aulas em grupo com três amigos, como banda.
ResponderEliminarNuno Barros
Muito boa noite,senhora Dina?
ResponderEliminarEstou radicado na Holanda,mas em 1968,com a idade de 18anos aprendi a tocar bateria com o seu Pái,o genial Sena Pinheiro que era como nós lhe chamáva-mos penso também, com um dos seus irmãos,que para mim na altura era um génio
a tocar bateria,com o que eu aprendi com eles sobrevivi, na França,na Bélgica,e na Holanda,onde vivo presentemente. Para mim é uma grande alegria saber que ainda nos encontramos , para comentarmos os tempos de jóveis,Bem àjam,(a saudade é um luto)
(é um amor é uma afeição)
(é um cortinádo roxo)
(que nos córta o coração)
Conheci a Senófila em 1979. Ensaiei lá muitas vezes, e cheguei a ter aulas de guitarra. É um sítio mítico que recordo com grande saudade! Gostava que publicasse mais imagens, especialmente da fase anterior a resta remodelação.
ResponderEliminarConheci a Senófila em 1979. Ensaiei lá muitas vezes, e cheguei a ter aulas de guitarra. É um sítio mítico que recordo com grande saudade! Gostava que publicasse mais imagens, especialmente da fase anterior a resta remodelação.
ResponderEliminarFoi aqui que dei os primeiros passos como baterista, juntamente com os meus amigos que, mais tarde, formariamos a banda Speeds.
ResponderEliminarQue saudades destes tempos e do Sr. Sena Pinheiro
D.Dina foi por acaso que encontrei este blog..foi com o seu pai que aprendi solfejo e acordeão na rua das pretas, nos anos 60..recordo-me de a ouvir chamar o seu pai com o acordeão...que saudades boas...um bem haja
ResponderEliminarBom dia, foi com o seu pai que aprendi a tocar bateria com 8 anos...eramos um grupo musical, familiar, "Os Paulas" e de fato tenho tão boas memórias e tantas saudades do Porf.Sena Pinheiro ...beijinhos grandes Isabel Paula
ResponderEliminarTambém lá toquei. Tocava baixo numa banda, mas tocava mesmo muito baixo, por isso é que sobressaia. Era reconhecidamente o melhor instrumentalista da banda.
EliminarTambém tocava sintetizador ou bateria quando os outros elementos da banda faltavam,... mas acho que ai tocava alto e as pessoas à minha volta ficavam todas com pele de galinha apesar de não dizerem nada.
EliminarDe qualquer maneira só posso dizer que foram grandes tempos que guardo com muita saudade. A Senófila passou por várias gerações, para mim nos finais de 70.
ResponderEliminarLembro me de uma sala que só tinha uma bateria, e tenho ideia que era forrada a cortiça...e havia uma sala maior com vários instrumentos, as salas alugavam-se á hora :) Está a dar hoje um programa na TV e a entrevistada referiu que aprendeu acordeão na Senofila, eu já há algum tempo queria procurar este espaço de aluguer de salas para ir com o meu filho, mas não me lembrava do nome, quando ela o referiu na TV, fui pesquisar e encontrei este blog ; que pena a Senofia já não existir...mas por momentos voltei ao passado distante, bons anos 80...
ResponderEliminarTambém por lá passei a tocar bateria, embora começasse pelo baixo.
ResponderEliminarFui aluno de bateria do Zé Manel entre 1989 e 1990 tenho ótimas recordações.
ResponderEliminarOlá eu também estudei música de guitarra com o professor sena Pinheiro na Antiga senofila e tocava com algumas bandas e com o Zé Manel teclista, trabalhei na senofila na parte do bar, e afinava os instrumentos, e reparava os amplificadores que se avariaram, muitas saudades, o meu patrão era o sr. Edmundo, boa pessoa, um abraço para todos, e devia de existir mais senofilas.
ResponderEliminarTambém toquei nessas míticas salas, com José Leonel (Léo). Que saudades tenho desse tempo.
ResponderEliminarOnde aconteceram os primeiros ensaios dos Xutos.
ResponderEliminarOlá avó Dina, também eu frequentei, ainda que por pouco tempo em 1972, as aulas de bateria com o seu saudoso pai, o Prof. Sena Pinheiro na Rua das Pretas, das quais guardo inesquecivel recordação, inclusivé um cartão de identificação azul com foto e nº de aluno . Nunca me servi delas para mostrar o que aprendi nas aulas (foram muito poucas) mas ficou-me o bichinho e a batida de uma boa bateria desperta-me sempre todos os sentidos. Bem haja e Parabéns pelo "blogue".
ResponderEliminarO Conjunto Musical A Frota teve o seu inicio na Senófila, na rua das Pretas, 1970, algum tempo depois
ResponderEliminarfomos “transferidos” para a rua Gonçalves Crespo, aí em 1974 integrei o Conjunto Intento que esteve ativo cerca de quarenta e cinco anos, sempre como amador… o Sr. Artur Sena Pinheiro foi meu professor amigo e padrinho, tive uma relação estreita com toda a família até aos anos oitenta. A Senófila foi extremamente importante na minha vida, as saudades são imensas. Ao Sr. Pinheiro e ao Edmundo desejo que estejam em paz. Avó Dina e Avó Luzia desejo longa vida com saúde e bem-estar. Elpídio Ferreira.